Cuidados com as Suas Jóias
top of page
Buscar

Cuidados com as Suas Jóias

As jóias do atelier Priscilla Vassão são feitas com ligas de prata 925 ou prata 950, ouro 18K, latão, bronze, cobre e titânio, que podem ter diversos tipos de aplicações e tratamentos. Os maiores inimigos das jóias são: a abrasão (riscos) e produtos químicos. Veja a seguir como cuidar de suas peças para que elas durem por muitos e muitos anos.

Abrasão:

Todas as jóias devem ser guardadas separadamente, evitando-se o contato com outras peças que podem causar arranhões, desgaste do banho e dos tratamentos coloridos como o esmalte e o Prismacolor. Normalmente, uma peça arranhada só pode ser recuperada profissionalmente, então o melhor a fazer é evitar usar as jóias quando fizer exercícios, carregar sacolas, segurar objetos pesados, e tomar cuidado com chaves, maçanetas, portões de ferro, etc.

Produtos Químicos:

Prata 925 e 950:

A liga da prata utilizada nas peças é produzida no próprio atelier, contendo apenas prata e cobre. O cobre é utilizado para deixar a prata mais resistente, mas como efeito colateral, pode acelerar o escurecimento nas peças de prata. Esse escurecimento é natural, esperado e seu aparecimento depende da química corporal de cada pessoa, além de fatores como poluição do ar e da água.

Produtos que podem acelerar essa oxidação são: cloro (presente em piscinas, água sanitária), enxofre (presente em diversos alimentos, como ovos, vegetais crucíferos, alho, algumas medicações, e também em colas de madeira, elásticos, e luvas de látex). Evite o contato com essas substâncias, e em caso de contato acidental, lave a peça com água abundante e detergente neutro e seque-a com flanela macia imediatamente.

Para limpeza cotidiana das peças de prata, use uma escova de dentes bem macia, água fria e detergente neutro, secando-a em seguida com flanela macia.

Para remover a oxidação eventual de peças de prata, existem no mercado líquidos próprios para esse fim (“Monzi”, “Maxim”, “Hagerthy Silver Clean”, “Conoisseurs Silver Jewelry Cleaner”). Use apenas esporadicamente, mergulhando a peça no líquido ou aplicando com um cotonete, enxaguando bem em seguida e secando com uma flanela macia.

Para peças contendo pérolas, pátinas envelhecidas, prismacolor ou pedras, veja a seção “Materiais Sensíveis”

Ouro 18K:

As ligas de ouro amarelo e rosé feitas no atelier têm em sua composição o ouro, a prata e o cobre. A liga de ouro branco contém ouro, prata e paládio. A oxidação em peças de ouro é muito lenta, às vezes demorando décadas para acontecer. Portanto, para limpeza cotidiana de peças de ouro, basta usar uma escova de dentes macia, detergente neutro e uma flanela macia.

Latão, Cobre e Bronze:

O latão e o bronze são ligas à base de cobre. Esses metais são acessíveis, de cores lindas e possibilitam uma infinidade de pátinas e aplicações. Mas o cobre é um metal super reagente a outras substâncias, podendo ficar escuro, produzir azinhavre (ou “zinabre”, uma pátina verde azulada) e deixar a pele escurecida ou esverdeada se ficar em contato o suor. Ele reage com o uréia, amônia, cloro e enxofre. Nas peças do ateliê, esse metal pode ser encontrado em brincos, pingentes, braceletes e colares, nunca em anéis. Muitas vezes eles contém ceras protetoras, vernizes ou banhos, mas também são utilizados “crus”.

Normalmente, basta evitar o contato desse metal com líquidos e transpiração excessiva para manter as peças perfeitas por muito tempo. Caso escureçam, podem ser limpas com uma mistura de limão ou vinagre e sal de cozinha, uma escova de dentes macia, secando muito bem em seguida e aplicando-se uma camada de cera protetora (como a cera automotiva, poliflor sólida, ou cera microcristal).

Para peças contendo pérolas, pátinas envelhecidas, prismacolor ou pedras mais delicadas, veja a seção “Materiais Sensíveis”

Materiais sensíveis:

Banhos de ouro, ródio, ródio negro, pátina envelhecida, titânio anodizado:

Esses banhos, enquanto resistentes à maioria dos produtos químicos, são apenas uma fina camada deposta sobre o metal de base, portanto são extremamente sensíveis à abrasão. Tome muito cuidado com essas peças, principalmente ao usar anéis e pulseiras com banho, evitando usar mais de uma peça na mesma mão ou no mesmo dedo. Felizmente, a maioria das peças com banho e pátinas podem ser revestidas normalmente por um profissional.

Pérolas e pedras:

A grande maioria das pedras, com exceção do diamante, é frágil em algum sentido: ou ao calor, ou a substâncias químicas, ou à abrasão. Portanto, sempre tente evitar esses três elementos ao usar peças contendo pedras ou pérolas.

Prismacolor, resinas, esmaltes, vernizes:

Em diversas peças contendo aplicações coloridas, é importante frisar que produtos químicos como removedores, solventes, acetona e álcool podem corroer ou derreter essas substâncias. Portanto, mantenha-as longe desses produtos!

A limpeza, novamente, deve ser feita apenas com escova muito macia e detergente neutro.


Em Resumo:


Prata:

Evitar contato com:

Cloro, enxofre, elásticos, colas, substâncias abrasivas, “Silvo”

Limpe com:

Escova macia, detergente neutro, flanela macia, “Monzi”

Ouro:

Evitar contato com:

Cloro, enxofre, substâncias abrasivas

Limpe com:

Escova macia, detergente neutro, flanela macia

Latão, Bronze e Cobre:

Evitar contato com:

Cloro, enxofre, suor, amônia, substâncias abrasivas

Limpe com:

Escova macia, detergente neutro, flanela macia, “Brasso”, limão ou vinagre+sal

Titânio:

Evitar contato com:

Substâncias abrasivas

Limpe com:

Escova macia, detergente neutro, flanela macia

Prismacolor

Evitar contato com:

Removedores, solventes, acetona, álcool

Limpe com:

Escova macia, detergente neutro, flanela macia

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page