top of page
Buscar

Cuidados com as Suas Jóias

As jóias do atelier Priscilla Vassão são feitas com ligas de prata 925 ou prata 950, ouro 18K, latão, bronze, cobre e titânio, que podem ter diversos tipos de aplicações e tratamentos. Os maiores inimigos das jóias são: a abrasão (riscos) e produtos químicos. Veja a seguir como cuidar de suas peças para que elas durem por muitos e muitos anos.

Abrasão:

Todas as jóias devem ser guardadas separadamente, evitando-se o contato com outras peças que podem causar arranhões, desgaste do banho e dos tratamentos coloridos como o esmalte e o Prismacolor. Normalmente, uma peça arranhada só pode ser recuperada profissionalmente, então o melhor a fazer é evitar usar as jóias quando fizer exercícios, carregar sacolas, segurar objetos pesados, e tomar cuidado com chaves, maçanetas, portões de ferro, etc.

Produtos Químicos:

Prata 925 e 950:

A liga da prata utilizada nas peças é produzida no próprio atelier, contendo apenas prata e cobre. O cobre é utilizado para deixar a prata mais resistente, mas como efeito colateral, pode acelerar o escurecimento nas peças de prata. Esse escurecimento é natural, esperado e seu aparecimento depende da química corporal de cada pessoa, além de fatores como poluição do ar e da água.

Produtos que podem acelerar essa oxidação são: cloro (presente em piscinas, água sanitária), enxofre (presente em diversos alimentos, como ovos, vegetais crucíferos, alho, algumas medicações, e também em colas de madeira, elásticos, e luvas de látex). Evite o contato com essas substâncias, e em caso de contato acidental, lave a peça com água abundante e detergente neutro e seque-a com flanela macia imediatamente.

Para limpeza cotidiana das peças de prata, use uma escova de dentes bem macia, água fria e detergente neutro, secando-a em seguida com flanela macia.

Para remover a oxidação eventual de peças de prata, existem no mercado líquidos próprios para esse fim (“Monzi”, “Maxim”, “Hagerthy Silver Clean”, “Conoisseurs Silver Jewelry Cleaner”). Use apenas esporadicamente, mergulhando a peça no líquido ou aplicando com um cotonete, enxaguando bem em seguida e secando com uma flanela macia.

Para peças contendo pérolas, pátinas envelhecidas, prismacolor ou pedras, veja a seção “Materiais Sensíveis”

Ouro 18K:

As ligas de ouro amarelo e rosé feitas no atelier têm em sua composição o ouro, a prata e o cobre. A liga de ouro branco contém ouro, prata e paládio. A oxidação em peças de ouro é muito lenta, às vezes demorando décadas para acontecer. Portanto, para limpeza cotidiana de peças de ouro, basta usar uma escova de dentes macia, detergente neutro e uma flanela macia.

Latão, Cobre e Bronze:

O latão e o bronze são ligas à base de cobre. Esses metais são acessíveis, de cores lindas e possibilitam uma infinidade de pátinas e aplicações. Mas o cobre é um metal super reagente a outras substâncias, podendo ficar escuro, produzir azinhavre (ou “zinabre”, uma pátina verde azulada) e deixar a pele escurecida ou esverdeada se ficar em contato o suor. Ele reage com o uréia, amônia, cloro e enxofre. Nas peças do ateliê, esse metal pode ser encontrado em brincos, pingentes, braceletes e colares, nunca em anéis. Muitas vezes eles contém ceras protetoras, vernizes ou banhos, mas também são utilizados “crus”.

Normalmente, basta evitar o contato desse metal com líquidos e transpiração excessiva para manter as peças perfeitas por muito tempo. Caso escureçam, podem ser limpas com uma mistura de limão ou vinagre e sal de cozinha, uma escova de dentes macia, secando muito bem em seguida e aplicando-se uma camada de cera protetora (como a cera automotiva, poliflor sólida, ou cera microcristal).

Para peças contendo pérolas, pátinas envelhecidas, prismacolor ou pedras mais delicadas, veja a seção “Materiais Sensíveis”

Materiais sensíveis:

Banhos de ouro, ródio, ródio negro, pátina envelhecida, titânio anodizado:

Esses banhos, enquanto resistentes à maioria dos produtos químicos, são apenas uma fina camada deposta sobre o metal de base, portanto são extremamente sensíveis à abrasão. Tome muito cuidado com essas peças, principalmente ao usar anéis e pulseiras com banho, evitando usar mais de uma peça na mesma mão ou no mesmo dedo. Felizmente, a maioria das peças com banho e pátinas podem ser revestidas normalmente por um profissional.

Pérolas e pedras:

A grande maioria das pedras, com exceção do diamante, é frágil em algum sentido: ou ao calor, ou a substâncias químicas, ou à abrasão. Portanto, sempre tente evitar esses três elementos ao usar peças contendo pedras ou pérolas.

Prismacolor, resinas, esmaltes, vernizes:

Em diversas peças contendo aplicações coloridas, é importante frisar que produtos químicos como removedores, solventes, acetona e álcool podem corroer ou derreter essas substâncias. Portanto, mantenha-as longe desses produtos!

A limpeza, novamente, deve ser feita apenas com escova muito macia e detergente neutro.


Em Resumo:


Prata:

Evitar contato com:

Cloro, enxofre, elásticos, colas, substâncias abrasivas, “Silvo”

Limpe com:

Escova macia, detergente neutro, flanela macia, “Monzi”

Ouro:

Evitar contato com:

Cloro, enxofre, substâncias abrasivas

Limpe com:

Escova macia, detergente neutro, flanela macia

Latão, Bronze e Cobre:

Evitar contato com:

Cloro, enxofre, suor, amônia, substâncias abrasivas

Limpe com:

Escova macia, detergente neutro, flanela macia, “Brasso”, limão ou vinagre+sal

Titânio:

Evitar contato com:

Substâncias abrasivas

Limpe com:

Escova macia, detergente neutro, flanela macia

Prismacolor

Evitar contato com:

Removedores, solventes, acetona, álcool

Limpe com:

Escova macia, detergente neutro, flanela macia

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page